Conheça 6 dicas de iluminação para transformar o seu lar na casa dos sonhos!
A iluminação transforma o ambiente!
Luz natural ou artificial, ambas fazem diferença na hora de deixar a nossa casa igual à dos nossos sonhos! Na região de Bauru, por exemplo, o sol está presente na maior parte do ano. Ponto positivo para nós! O grande segredo é conseguir aproveitar da melhor forma esse tipo de iluminação.
Fator importante na hora de pensar nos detalhes da nossa casa, o mau uso da luz, além de afetar na funcionalidade do ambiente, também influencia no visual. O ideal é fazer uma análise para identificar as necessidades e funções de cada cômodo, assim fica mais fácil escolher a iluminação ideal.
Deu para perceber que a iluminação vai muito além do que só iluminar o ambiente, não é mesmo? Confira algumas dicas para te ajudar a escolher a opção certa!
6 dicas de iluminação
Por que não aproveitar a luz natural como iluminação? Janelas no teto ou claraboias são alternativas interessantes que deixam o ambiente ainda mais iluminado. Espaços com conceitos abertos e janelas grandes também ajudam a luz natural a entrar sem obstáculos. Aproveite que a região de Bauru tem uma incidência solar alta!
Photo by Alex Qian from Pexels
- Escolher a lâmpada adequada
Escolher a tonalidade certa da lâmpada é um ponto importante para ser levado em consideração. Para Gabriela Simon, arquiteta de Bauru, cada ambiente tem a luz ideal:
A iluminação deve sempre integrar o espaço com a arquitetura de interiores, porque os pontos de iluminação tanto podem ajudar, como prejudicar. Existem três tipos de luz, a quente, a neutra e a fria. A luz quente é para ambientes que você gostaria de ter mais aconchego, como o quarto e a sala. A luz neutra é como se fosse a luz do sol, ela vai refletir a cor ideal. Por exemplo, em um provador de roupas, esse tipo de luz é a melhor opção. Já a luz fria (luz branca) podemos colocar em área de trabalho, pois é uma iluminação que estimula.
Gabriela Simon, arquiteta.
Pexels
Para destacar algum objeto específico é legal apostar em fitas de Led ou spots embutidos no móvel, dessa forma a iluminação se torna pontual. Abajures direcionados também são boas opções.
Photo by Mike Bird from Pexels
- Proporção na hora de escolher
O tamanho dos ambientes também influencia na hora de escolher a iluminação certa. Ambientes pequenos e baixos ficam melhores com lustres pequenos ou modelos embutidos. Se o espaço é grande e com pé direito alto, pode abusar de lustres grandes e com volume.
Photo by Sharath Babu from Pexels
Quer deixar o ambiente mais iluminado? As luminárias de chão são boas opções para trazerem luz sem que seja pelo teto. Elas dispensam instalação e podem ser colocadas em qualquer lugar! Além de iluminar onde necessita, podem servir também como decoração.
Existem as luminárias que focam o chão, que são spots que iluminam a passagem quando você não quer ter uma iluminação geral. Esses spots auxiliam nessas passagens e a visualizar degraus, por exemplo.
Gabriela Simon, arquiteta.
Photo by Chait Goli from Pexels
- Luz direta, indireta e difusa
A luz direta serve para iluminar intensamente um ponto específico. A luz indireta é aquela em que o foco da iluminação é em uma superfície qualquer, criando um reflexo e iluminando o ambiente de maneira suave e uniforme. Por fim, a luz difusa busca iluminar diretamente todo o ambiente, de forma suave, sem gerar fortes contrastes e sombras nos objetos. Para entender um pouco sobre esses tipos de luzes, clique aqui!
Gostou? Continue nos acompanhando. E, para outras dicas sobre casa, acesse os links abaixo: